Texto: Hb 11.1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem

Irmãos queridos, amados e caro leitor, hoje quero trazer aos vossos corações uma porção das escrituras para aumentar a sua fé, ou para aqueles que acham que já não tem forças para caminhar pela fé, uma porção das escrituras para regar a semente da fé que encontra-se ressequida, ou ainda para aqueles que têm dificuldade no que tange a fé, o poder, não por mim, mas pela Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo, de gerar a fé necessária em seu coração para que você tenha uma vida plena com Cristo.

D.L.Moody disse “Antes fechava minha Bíblia e pedia fé. Agora abro minha Bíblia e começo a estudar, e desde então minha fé não tem cessado de crescer“.

A minha oração é que a sua mente e o seu coração estejam abertos para receberem a Palavra de Deus.
Vejamos então algumas verdades através da Palavra para podermos desenvolver ou fortalecer a nossa fé:

 1 – O que é fé?
A resposta para este questionamento esta na passagem introdutória de Hb 11.1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”.
A fé é uma característica de fidelidade e, ao mesmo tempo, a convicção que se tem acerca da integridade de outra pessoa na qual se pode confiar.
Sendo assim, a fé quer dizer confiança que temos na integridade de Deus e em Sua fidelidade para cumprir cada uma de Suas promessas. A fé e o crer andam de mãos dadas, porque a Fé é o crer em ação.

2 – Como podemos despertar a nossa fé e colocar o nosso crer em ação?
a) Quando nos aproximamos de Jesus.
A Palavra de Deus nos diz em Romanos 5.1-2 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.”
No passado antes da vinda do Senhor Jesus, nós nos encontrávamos debaixo da ira de Deus. Quando a Palavra de Deus nos diz que somos justificados, quer dizer que temos uma declaração legal e única com resultados permanentes, através da nossa fé em Cristo Jesus.
b) Quando ouvimos falar de Jesus.
Romanos 10.17 diz “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo”. As pessoas se enganam quando dizem que podem simplesmente seguir suas vidas, achando que não precisam ou acham desnecessário a comunhão com a igreja, ou vir à igreja ou ainda ser membro de uma igreja.
Quando lemos em apocalipse 1.13, que faz referência a visão de João, Jesus estava entre os candeeiros, cada candeeiro representava uma Igreja, eram sete, o sete é o número da perfeição, esses setes candeeiros representam todas as igrejas, da qual a luz da vida resplandecia. A manifestação de Jesus vem através da Igreja, da sua noiva.
c) Quando experimentamos a benção de Jesus.
Amados, quando olhamos alguns milagres de Jesus, somos impulsionados a despertar à nossa fé.
Lembram-se do episódio da tempestade? Conforme o registro de Mateus 8.23-27, quando Jesus e os discípulos seguiam para a província dos Gadarenos, uma grande tempestade se levanta, os discípulos com medo chamam a Jesus e dizem Salva-nos antes que pereçamos! Jesus se levanta, e diz homens de pouca fé, em seguida ele acalma a tempestade e eles ficam maravilhados e dizem que homem é esse, que até os ventos e o mar lhe obedecem?, eles experimentaram a preciosa benção de Jesus em meio a tempestade.
Este mesmo Jesus que fez os milagres, que ensinou e que ressuscitou dos mortos, esta lhe dizendo neste momento, filho (a) não temas, aumente a sua fé.
2 – Antes de procurar aumentar a sua fé você precisa saber que existe diferente medidas de Fé, e saber qual é a sua?
a) – Alguns têm pouca fé!
O próprio texto de Mateus 8.23-27 é um exemplo de servos que tem pouca fé.
Quando a tempestade da vida assola a sua família, assola a sua vida, assola o seu trabalho ou a sua vida social, qual é a sua reação?
Você simplesmente é soterrado e inundado pelos problemas? Ou você coloca a sua fé em movimento e crê que Deus pode lhe da forças para ultrapassar as barreiras impostas?
– Pode ser o problema no casamento, os anos passam e você não vê mudança alguma, e isto tem feito você desfalecer na sua fé;
– Pode ser a dificuldade no relacionamento com os filhos, ou os filhos estão longe dos caminhos do Senhor e parece que quanto mais você ora, mas as ondas batem com ímpeto no barco;
– Pode ser aquele concurso que você não passou ou aguarda ser chamado, tem lhe consumido de ansiedade;
– Pode ser que no trabalho pessoas incompetentes tem tomando decisões que tem lhe prejudicado;
Seja qual for o motivo, que tem feito com que a sua fé tenha se tornado pequena, ou até mesmo as circunstâncias esteja cada vez mais desfavorável e quando você olha ao seu redor seus olhos carnais só enxergam o impossível, eu quero te dizer meus amados que Jesus lhe diz, “não temas homem de pouca fé” Vinde a mim todos vós que estas cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.
Não importa, por mais que o vento seja contrário, se você permanecer firme na sua fé, Deus vai agir, Deus vai lhe sustentar, Ele não permitira que a sua fé desfaleça, creia, creia, creia.
b) – Outros têm grande fé.
Mt. 8.5 registra que quando Jesus estava entrando em Cafarnaum, um centurião implora pela cura de seu criado/servo, Jesus então se dispõe a ir cura-lo, mas ele pediu a Jesus que dissesse apenas uma palavra e que o seu servo seria curado, quando Jesus ouviu isto, ficou admirado e disse para o povo, que nem mesmo em Israel achou fé como esta, Jesus lhe disse, vá e seja feito conforme a sua fé.
Pastor eu não tenho essa fé. Então peça a Jesus, pois foi exatamente isto que fizeram os discípulos, em Lucas 17.5 “Disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a Fé.”
Jesus quer lhe dar uma medida maior de fé agora.

3 – Como podemos fazer crescer a nossa fé?
a) Ela deve ser firmada em Deus
Muitos creem e depositam a sua fé na sua capacidade humana, no seu intelecto e até mesmo em suas próprias decisões, quando na verdade a sua fé deve estar unicamente direcionada na trindade. Somente Deus tem o poder sobre todas as coisas.
Você não é fruto do acaso, Deus lhe trouxe aqui neste site para que você trabalhe a sua fé, mas, não uma fé como de um Deus na forma de amuleto, que vai resolver todos os seus problemas, e sim uma fé em Cristo Jesus, para se achegar a Deus e fazer com que você veja os acontecimentos, o rumo da história mudar, porque sem fé é impossível agradar a Deus e alcançar a sua benesses (dadivas, favorecimento, a Sua graça).
b) – Glorificando a Deus
Meus amados, Romanos 4.20 diz “E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus”.
Precisamos entender que quando duvidamos, ou quando damos lugar à dúvida, somos enfraquecidos, porque isso corrói a nossa confiança em Deus, abala a nossa estrutura, e enfraquece a nossa fé.
Incredulidade é falta de fé, Deus não é glorificado através da sua falta de fé, muito pelo contrário, quando proferimos, exercitamos, externamos a nossa fé, Deus se alegra.
Precisamos proferir palavras de sucesso, exercitamos a nossa fé, “esse empreendimento vai da certo, Deus é comigo.” “Aquele filho que se encontra desviado ele vai voltar para os caminhos do Senhor, aquele trabalho não deu certo, mas Deus tem o melhor pra mim, Deus tem promessas para a minha vida, para a minha família, eu não vou deixar o diabo roubar a minha alegria, Deus será glorificado através da minha vida, eu sou um instrumento de Deus.”
c) Independente dos problemas, nunca desanimar.
Queridos nós devemos apresentar à Jesus, todas as nossas dificuldades, todos os nossos problemas e esperar a Palavra dEle.
O desânimo tem sido uma das maiores armas de satanás para parar impedir o crescimento espiritual do cristão.
Desanimar é perder a coragem, perder a energia, é estar abatido, é desalento.
Se as coisas não estão indo bem, você precisa parar e analisar, orar ao Senhor, pode ser que suas decisões estão sendo tomadas fora da vontade de Deus, e isto tem trago sobre ti um fardo, uma falta de fé, e o desânimo lhe pegou.
– Quando Moises tinha morrido, Deus disse a Josué tende bom ânimo, Deus viu o coração de Josué, talvez Josué estivesse preocupado em como seria substituir o lendário Moises,
– Quando Davi estava para morrer, ele diz a Salomão esforça-te e tenha bom ânimo,
– Para a mulher do fluxo de sangue, Jesus disse tende bom ânimo,
– Paulo ao ser mandado preso para a Itália, admoesta aos tripulantes do navio, antes de naufragarem “Tende bom ânimo”.
Deus diz a você agora “tende bom ânimo”.
– Exercite a sua fé,
– Busque estar próximo de Jesus,
– Peça ao Senhor para aumentar a sua fé,
– Firme a sua fé em Deus,
– Se agarre nas promessas do Senhor.

Família um projeto de Deus.

Prs Alexandre e Rosileni Mansano


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »