A importância da Continuidade Geracional

VÁ PARA CASA, PARA A SUA FAMÍLIA.
março 30, 2017
O PROPÓSITO DE DEUS PARA O HOMEM NO CASAMENTO
abril 5, 2017

Leia o Texto: 1 Samuel Cap 2 27-36

Meus amados, estamos diante de uma história triste, este é um dos textos que mais me chama a atenção quando o assunto é CONTINUIDADE GERACIONAL.

Eu afirmo que a nossa geração, é uma geração que pode ainda impactar gerações futuras.

Somos talvez a ultima geração de famílias grandes.

Famílias, com 3, 4, 5 filhos. Mas infelizmente, somos uma geração que talvez seja a mais bombardeada de todos os séculos até hoje.

Mas nós temos algo de Deus pra você: “Deus conta com você pai, Deus conta com você mãe, Deus conta com você jovem”.

Quando estudamos as escrituras, podemos observar algumas famílias perdendo a continuidade, por exemplo:

– A família de Eli. Profeta do Senhor que não tinha seus filhos em sujeição, bagunçavam o templo do Senhor e roubavam o Senhor.

Por diversas vezes o Senhor advertiu a Eli, e mesmo assim ele não se posicionou diante de Deus, e por causa dele, em um dia, a povo de Israel além de sofre uma derrota avassaladora, cerca de 30 mil homens morrem, entre os mortos estavam Hofini e Finéias filhos de Eli, a arca da aliança é levada embora pelos filisteu, e quando o  profeta Eli ouve isso, cai da cadeira quebra o pescoço e morre.

É dentro deste meio familiar, que temos outro exemplo de uma família onde houve negligencia, criado por Eli, Samuel vive o dia-a-dia acompanhando todos esses fatos.

Samuel foi creio eu o maior profeta e o ultimo verdadeiro juiz sobre o povo de Israel, um homem integro, fiel ao Senhor, entretanto se repete de uma certa forma a mesma história de Eli, no Cap 8 de I Samuel, a Palavra de Deus nos diz que Samuel já estava velho e constitui por juiz seus filhos, porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno e perverteram o direito.

Queridos e amados leitores a consequência no desenrolar desta história, foi que o povo não aguentando tal situação, pede então um rei e TODOS os anciãos, procuram Samuel e disseram, “você esta velho”, em outras palavras, você esta perto de morrer, seus filhos não andam em seu caminho nos dê um rei.

Talvez amados se os filhos de Samuel tivessem andado nos caminhos do Senhor, eles não tinham pedido um rei.

Começa então a passagem da Teocracia que é o povo tendo como governador Deus, para entrarem na monarquia, um homem é coroado rei.

Vejam amados que eu citei apenas dois homens de Deus que falharam na liderança familiar, mas podemos encontrar outros que nos serve de exemplo, para refletirmos, que tipo de líder eu tenho sido dentro de casa, que tipo de ajudadora você tem sido em casa, que tipo de líder e ajudadora você vai ser quando constituir a sua família?

Esta é uma pergunta que você deve se fazer neste momento.

Será que sou um pai ou mãe egoísta, pois não tenho me preocupado com a herança de caráter, dignidade e fidelidade ao Senhor, e isto esta refletindo em minha família? Olhe pra dentro de ti e me responda:

Você que tem filha, quer que ela se casa com um rapaz feito você?

Você que tem filho, quer que ele se case com uma moça feito você?

Se sua resposta é não, você precisa repensar que tipo de marido ou esposa e pais, estão sendo.

E se você é jovem precisa pensar se você quer que seus filhos sejam e agem como você tem agido com seus pais.

Você pode dizer pastor eu falhei, eu errei, eu estou errando, o que faço?

Eu conheço alguém que pode e vai interceder nesta noite por sua família.

Jesus o justo, que esta a direita do Pai, olhando pra ti aqui neste momento, os olhos Dele estão voltados pra ti, Ele esta abrindo os braços agora para te aconchegar e te conduzir de volta aos caminhos Dele.

Deus tem uma preocupação com a sua família, Ele não quer que a sua seja como a de Eli, ou de Samuel, Ele quer que a sua família seja um canal de benção.

Quando olhamos o livro de Juízes, vemos constantemente Deus levantando um Juiz, e durante a vida deste juiz o povo se alinhava com Deus, o juiz morria, e uma geração se levantava que não conhecia ao Senhor, e essa geração pecava contra Deus.

Era constante isto acontecer.

Sabe por que a geração que vinha não conhecia ao Senhor?

Por que seus pais não faziam o que diz Dt 6 onde a epigrafe do texto diz O FIM DA LEI É A OBEDIÊNCIA.

Eles não falavam assentado em casa, ou seja, não ensinavam os caminhos de Deus aos filhos, nem quando deitavam nem quando levantavam.

Mas você pode ainda mudar o rumo da história da sua família e das gerações vindouras.

Nós não criamos filhos pra entrega-los ao inimigo, nós criamos filhos para entregarmos a Deus, pois eles pertencem a Deus.

Somos apenas educadores e instrumentos de Deus na formação do caráter e valores.

Daqui a 200 anos quando você não estiver mais aqui na terra, a decisão de mudar hoje, estará impactando vidas ainda.

Não perca esta oportunidade.

Volte ao primeiro amor.

E diga sim a Jesus.

Família um Projeto de Deus

Prs. Alexandre e Rosileni Mansano

Obrigado! Deus lhe abençoe.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.