o-caminho-150x150 COMO DIAGNOSTICAR SEUS FRACASSOS !
 TEXTO: Js 7:1-15 e 20 "1 Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. Josué enviou de Jericó alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven ao Oriente de Betel, e disse-lhes: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.Voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois ou três mil homens, e destruam a Ai. Não fatigues ali a todo o povo, porque os habitantes são poucos. Assim, subiram lá do povo cerca de três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. E os homens de Ai mataram deles cerca de trinta e seis e, havendo-os perseguido desde a porta até Sebarim, bateram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou com o rosto em terra perante a arca do Senhor até a tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. E disse Josué: Ah, Senhor Deus! por que fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em morarmos além do Jordão. Ah, Senhor! que direi, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos?, Pois os cananeus e todos os moradores da terra o ouvirão e, cercando-nos, exterminarão da terra o nosso nome; e então, que farás pelo teu grande nome?, Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra?, Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos, viraram as costas diante deles, porquanto se fizeram anátema. Não serei mais convosco, se não destruirdes o anátema do meio de vós. levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; a tribo que o Senhor tomar se chegará por famílias; a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem. E aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel. 20 Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e eis o que fiz:"


* Acã havia cometido um pecado, e a ira do Senhor acendeu-se contra os filhos de Israel.

* O pecado é coisa séria. Ele trás perturbações, separação e morte. E Israel tomou consciência do desagrado de Deus em relação ao pecado. ELE lhes disse que não receberiam nenhuma bênção enquanto não fossem santificados.

* A presença do pecado de Acã no meio deles significava que não apenas Acã precisava pagar a pena do seu pecado, mas também a sua família.

* Porque a família sabia do problema e também encobriu, foi cúmplice e tinha que pagar por isso. Vamos nesta hora com seriedade analisar o que levou o povo a derrota, ao fracasso:

1º. O primeiro fator do fracasso foi a confiança demasiada em si próprio. Js 7.3

  • Até o momento eles não haviam experimentado derrota, tudo era vitória, haviam saído de uma grande vitória em Jericó. · · Eles estavam se achando poderosos, fortes, achando que os muros haviam caído por eles, esqueceram que na verdade Deus havia entregado Jericó em suas mãos. Era do Senhor a vitória e não do povo.
  • A vitória de ontem não significará, necessariamente a vitória de hoje ou de amanhã. Cada dia é diferente do outro. · · Precisamos lembrar que não há nada tão pequeno que o possamos combater sozinhos, precisamos da ajuda de Deus em tudo que tentarmos realizar. · · Eles tiveram uma grande derrota porque confiaram em si próprios. Ai era nada, diante do que eles haviam conseguido, esqueceram de colocar a confiança no Senhor. · · Este é também um fator dos grandes fracassos em nossos dias.
  • Quantas vezes tentamos sozinhos resolver os nossos problemas?
  • Outras vezes achamos que o problema é tão pequeno e insignificante que não precisamos de Deus para resolvê-lo. Aí vem o fracasso!
  • Precisamos entender que não somos nada sem Deus. “Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer”.
  • Sem o auxílio do Senhor, o fracasso é certo em nossa vida. · Esse foi o problema de Israel. Ai é pequena, insignificante, não precisamos ir todos, nem precisamos consultar a Deus, como era costume. Então passaram a maior vergonha de sua história, tiveram que fugir do inimigo…

2º. O segundo fator do fracasso foi não esperar em Deus antes de avançar – Js 7.4,10

* Deus os poderia ter avisado do perigo que os esperava se eles tão somente tivessem recorrido a ELE em primeiro lugar.

* A oração poderia ter resolvido o problema, Deus os teria avisado do perigo que a presença de Acã constituía para eles, pois não havia segredos para Deus. Ele conhece o coração da pessoa e está familiarizado com todas as circunstâncias.

* Se tivessem consultado a Deus, teriam sido avisados.

* Muitos crentes tem fracassado em seus empreendimentos por falta de paciência em esperar no Senhor. Sl 40.1

* Gilgal era o lugar da oração, do sacrifício, era o ponto de partida para qualquer batalha, ali estavam os sacerdotes.

* Antes de qualquer batalha, Josué ia a Gilgal, oferecia sacrifício, orava e esperava até que o Senhor respondesse. E iam a guerra baseados na palavra do Senhor.

* Mas depois da vitória sobre Jericó, ele não voltou a Gilgal, e isso constituiu-se um fracasso para todo o povo, foi vergonhoso, tiveram que fugir do inimigo. E todos os povos ao redor souberam disso. Js 7.7,8

* Quantas vezes em nossa vida temos a mesma atitude. O Senhor nos dá vitória, nos abençoa porque esperamos nEle. Mas depois, esquecemo-nos de voltar a Gilgal, porque achamos que podemos tudo então vem a derrota, vem o fracasso.

3º. O terceiro fator do fracasso foi a desobediência às ordens de Deus – Js 6.18; 7.11.

  • Josué agiu de maneira comum quando culpou Deus pela sua derrota.(v.6, 7) · Havia um problema, e eles deveriam ter tomado conhecimento antes de partir, mas não esperaram no Senhor e, este problema foi a causa do fracasso. · Desobedeceram as ordens do Senhor. Js 7.13,19,20. · Ele deveria carregar a culpa pelo fracasso e não Deus. · A segurança e proteção divina dependem da obediência de cada um, eles não iriam ser capazes de enfrentar os seus inimigos se não desistissem de seus pecados. · Quantos fracassos em nossas vidas por causa do pecado? · Quantos fracassos por causa da desobediência as ordens do Senhor? · Quantos problemas criamos para nós mesmos? · Foi assim com Israel e não tem sido diferente em nossos dias.
  • Quantas igrejas vivem estagnadas, porque há um Acã, com um pecado escondido em seu coração. E toda igreja sofre por causa disso. · Quantas famílias experimentando o fracasso contínuo, porque não obedecem as ordens do Senhor. · Precisamos diagnosticar o fracasso observando nosso comportamento ante a palavra de Deus, se temos ou não obedecido? · O que o Senhor diz é para ser obedecido imediatamente. “Bem-aventurado aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica”.

Conclusão

  • O diagnóstico de um fracasso não é coisa simples.
  • Muitas vezes há um pecado exterior que todo mundo vê, mas muitas vezes são pecados ocultos que só os familiares sabem e, precisam denunciar para não se tornarem coniventes; · Outras vezes o pecado é cometido e conhecido somente pelo praticante. · Devemos lembrar que os que sabiam do pecado de Acã e não denunciaram, morreram juntamente com ele. · Não podemos esquecer, que para uma pessoa chegar ao ponto que Acã chegou, passa pelo caminho aqui apresentado. · Confiança demasiada em si mesmo; não esperar em Deus antes de agir; e desobediência as ordens divinas. · Analise sua vida e diagnostique seus fracassos. Pare de confiar em si próprio, aprenda a esperar em Deus e comece a valorizar a sua palavra colocando-a em prática. · Há algo admirável e inspirador em se ver alguém que havia sido abatido pelo fracasso levantar-se e começar tudo de novo. · Nunca é tarde para começar de novo, e, é exatamente isso que você precisa fazer. · Não pare porque teve fracasso, não fique caído enterrando sua vida. · Levante e comece de novo, mas comece certo. Confiando no Senhor, esperando no Senhor, e obedecendo ao Senhor em tudo. Você fracassou em sua vida cristã? Comece de novo!
  • 2017 chegando, pense , reflita, e ponha em prática e verás um mover de Deus em sua vida e família.

FAMÍLIA UM PROJETO DE DEUS.

Prs. Alexandre e Rosileni Mansano



0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »