O momento mais sublime e esperado no dia do casamento é a hora do “sim, eu aceito”; pois neste momento você esta confirmando e assumindo que vai amar, cuidar, honrar, ser fiel, sustentar, ser paciente… entre outras responsabilidades. E acima de tudo, está Deus como testemunha dessa união.Algumas formas de ser um marido surpreendente:
Primeiro: Amar a Esposa.
A Palavra nos diz em Ef 5.25 “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.”
Deus se importa tanto com o amor que nós devemos dar a nossa esposa, que faz a comparação com a relação de seu Filho amado Jesus Cristo com a Igreja.
Esse amor não deve ser somente dito: “ eu te amo”, mas demonstrado durante todo o dia com atos que reflitam seu carinho e amor por ela.
Por Exemplo:
– Diga no mínimo 7 vezes por dia que ama sua esposa.
– Abra a porta do carro para sua esposa.
– Separe um dia da semana para almoçar ou jantar fora.
– Deixe bilhetinhos de amor espalhados dentro de casa, para que ela os ache.
– Façam uma viagem, apenas vocês dois, para renovar a aliança com Deus.
Esses gestos não tem nada haver com masculinidade e sim com “ Amor”.
Segundo: Considerar a Esposa.
Em 1 Pe 3.7 a Palavra diz “ Também você marido, na vida em comum com sua esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais frágil, e que por isso deve ser tratada com respeito.”
Quando refletimos sobre esta passagem, salta aos nossos olhos a palavra: “ frágil”.
Tudo o que é frágil requer cuidados, proteção e atenção.
Além de proteger fisicamente, também é necessário proteger espiritualmente, pois no final do versículo 7 diz “ para que vossas orações não sejam impedidas…”,
Em uma pesquisa feita nos EUA, a maior reclamação das esposas, é que muitos maridos não se posicionam como Líder espiritual de sua família, dentro de casa.
Quem deve conduzir a espiritualidade da família é o marido. E se ele não faz e não vive de forma a cuidar da esposa como vaso mais frágil, Deus não ouve as suas orações.
Terceiro: Respeitar a Esposa.
Em 1 Co 13.5 a Palavra nos diz “ Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado; nem guarda mágoas.”
Respeito gera Respeito.
Infelizmente muitos maridos não sabem o mal que fazem a sua esposa quando a tratam com desrespeito.
Certa vez uma mulher respondeu ao marido, depois de ouvi-lo repetir várias vezes que ela era linda porém burra: “Descobri porque Deus me fez linda e burra… Me fez linda para você me escolher e burra para eu escolher você.”
Tem muitas mulheres que ao casar pensam ter encontrado “o príncipe encantado”,mas depois que casam, não sabem se casaram com o cavalo do príncipe ou com a ferradura, pois só levam patadas.
Se você quer ser um marido que surpreende, respeite sua esposa.
Respeite os limites de sua esposa.
Respeite as Emoções de sua esposa.
Respeite o histórico de vida de sua Esposa.
E lembre-se: Deus manda “amar” nossa esposa. Quando amamos e protegemos nossa esposa, estamos vivendo em obediência a Palavra de Deus.
Deus abençoe a sua família; e nossa oração, é para que você seja um marido SURPREENDENTE.
Pr. Alexandre Mansano
0 comentários