ESPOSA… DOIS CAMINHOS, UMA ESCOLHA

A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento dos seus ossos. (Provérbios 12.4)

 A coroa é usada no alto da cabeça. Representa distinção, honra e soberania. A Palavra de Deus diz que a esposa virtuosa é a coroa do marido. A Bíblia coloca a mulher virtuosa em destaque nesse versículo. Mas que virtudes são essas afinal? Quais são as qualidades que uma esposa virtuosa possui? Vejamos:

 A coroa é vista por todos. Ela confere destaque aquele que a usa. Certamente quem tem uma coroa sobre a cabeça, não passará despercebido!  Uma coroa bonita chama a atenção! As pedras preciosas incrustadas nela conferem-lhe esplendor! E a Palavra de Deus também diz, em Provérbios 31.10 que o valor de uma mulher virtuosa, muito excede o de pedras preciosas! As nossas virtudes, as nossas qualidades, conferem honra, destaque e respeito ao nosso marido. Ele é respeitado em público, é honrado e estimado entre os outros. A sua virtuosa esposa lhe confere tal brilho, tal destaque, que não há como não percebê-lo em meio à multidão!

 O homem que possui uma coroa sobre a cabeça, (uma esposa virtuosa), caminha de forma confiante. É um homem que emana autoconfiança. Todos que o cercam percebem que esse homem é comprometido com seus deveres. Sabe de suas responsabilidades e não foge a elas. Pois ostenta a sua coroa com convicção da posição que ocupa e da responsabilidade que lhe é inerente. E essa convicção, essa autoconfiança, é construída em casa, por sua sábia esposa.

 Uma mulher sábia é uma mulher preocupada em edificar o seu lar. Provérbios 14.1 diz que a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola o destrói com as próprias mãos… E como uma esposa pode construir a autoconfiança de seu esposo?

 -Reconhecendo o seu valor perante Deus, sua família e sociedade.

-Elogiando suas qualidades, iniciativas e conquistas.

-Reconhecendo o valor do trabalho que ele executa.

-Animando, incentivando, ajudando e acreditando no potencial e ideal dele.

-Respeitando- o como homem, marido e líder da casa.

-Cuidando do seu bem estar.

-Dando atenção ás suas necessidades.

-Providenciando um ambiente tranqüilo, acolhedor e prazeroso em casa. De modo que o lar seja um refúgio no qual ele anseie estar.

 A Palavra de Deus também adverte as esposas de que aquela que procede vergonhosamente é como podridão dos ossos de seu marido! Já observou uma esposa que envergonha o seu marido? Vejamos alguns exemplos:

 -Ela interrompe o marido enquanto ele está falando. E muitas vezes, ela toma a palavra e ainda o corrige em frente a todos!

-Critica o esposo em público e em particular. O abençoado tem a impressão de que não faz nada direito. Nunca nada está bom!

-Gasta o orçamento da família de maneira irresponsável.

-Se queixa do esposo para todos.

-Exalta as falhas e insucessos do marido.

-É desleixada e desorganizada com a casa.

-É desleixada com os filhos e consigo mesma.

 As características que acabei de citar, pertencem a mulher tola que Provérbios 14.1 se refere. Aquela que destrói a sua casa com as próprias mãos!

 A Bíblia Sagrada faz muitas referências ao papel que a mulher exerce na vida do esposo. Podemos ser uma coroa sobre a cabeça do nosso esposo, ou como a podridão nos seus ossos… Podemos ser sábias e edificar o nosso lar, ou tolas e derrubá-lo com as nossas próprias mãos! Podemos ser uma esposa mais valiosa do que pedras preciosas, ou tão insuportáveis como a mulher rixosa, que a Palavra de Deus compara a uma goteira, em Provérbios 27.15!

 A esposa tem em suas próprias mãos, o poder de definir que tipo de lar ela quer ter e construir. Que tipo de esposa ela quer ser. E que tipo de influência ela quer exercer na vida de seu marido.

Amada irmã, nós podemos escolher… Escolher edificar ou derrubar. Construir ou destruir. Deus nos deu essa missão. A missão de edificarmos um lar que reflita a SUA glória. Possuímos as habilidades necessárias para essa edificação.

Temos talentos e dons que nos permitem edificar um lar que seja um pedacinho do céu aqui na Terra… Mas ainda assim, podemos escolher entre a edificação e destruição… Se você tem um lar nas mãos. Um lar só seu.

Um lar para cuidar, amar e administrar… Não jogue essa bênção fora amada irmã… Pois enquanto você não assumir o seu fundamental papel de esposa… “Alguém” astuto e sagaz estará com as rédeas nas mãos…

Não percamos tempo, pois o inimigo de nossas almas está atento e ansioso para destruir a nossa família! Muitas famílias têm sido destruídas pelas mãos de uma esposa tola. Sejamos sábias amadas irmãs. Sábias e virtuosas. Sejamos mulheres que buscam conduzir as suas vidas e seus lares segundo o coração de Deus.

Deus abençoe o seu lar!

Pra. Rosileni Mansano

 


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »