A sua família é o Seu maior patrimônio, você sabia?
Texto Base: Ap 3.20 “Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”
Profetize:
A minha família é uma benção de Deus
A minha família é meu maior patrimônio
A minha família é um projeto de Deus.
Vivemos uma época de grande dificuldade social, espiritual, financeira, pessoal e a família tem sido bombardeada de uma forma tão desumana que muitas por não estarem alicerçada em Cristo, e caminhado na presença de Deus não consegue suportar e desmorona.
A crise que tem instalado na família de hoje, tem gerado casamentos fora dos planos de Deus e por consequência filhos rebeldes, e uma geração que não conhecem a Deus.
O livro de juízes amados, é um livro que me causa uma certa indignação com o povo da época, porque em todo o livro, Deus levanta um Juiz e ao morrer este, segue a seguinte frase: MAIS UMA VEZ OS ISRAELITAS FIZERAM O QUE O SENHOR REPROVA. E porque isto? Porque os pais falharam em desenvolver nos seus filhos o temor a Deus.
A Sociedade
A sociedade tem imposto um ritmo frenético e assustador nos últimos anos, e com isto tem impedido a família de ouvir o quanto Jesus tem estado a porta.
Falo isto não só das famílias que não professa Cristo, mas, das famílias que tem professado o Senhor Jesus, mas ao saírem dos cultos ou das reuniões e ao entrarem em casa deixam Jesus do lado de fora, uma geração de Homens omissos, fracos e sem intimidade com Deus.
Você deve se perguntar, mas isso é possível? A família de Cristãos, que vai a igreja, que da seu dizimo, que oferta ao Senhor, que é ativa na Igreja, ao entrar em casa, deixam Jesus do lado de fora? Sim amados é possível.
Pois ao entrarem em casa, o que reina ou o que dirige suas vidas, não é Jesus e sim um espírito de isolamento (pois cada um faz o que quer a hora que quer, quando quer e do jeito que quer), de falta de discernimento, de falta de diálogo (tanto entre o casal quanto entre pais e filhos), de brigas, de discussões e de violência verbal e muitas vezes físicas e quando isto é identificado dentro de casa, e principalmente na casa de pessoas que se dizem cristãos, não tenho dúvidas que Cristo não se faz presente.
Jesus diz:
Mas Jesus nos diz, “EIS QUE ESTOU A PORTA”
Eu creio queridos leitores que a solução para as mazelas que encontramos na sociedade hoje, e as desarmonias familiares, esta em voltarmos a cultivar “Os valores morais, éticos e principalmente resgatar o amor dentro da família“.
O que é este Amor?
O amor não é algo que surge e depois vai embora: “O AMOR É UM MANDAMENTO DE DEUS”.
As pessoas hoje brincam de casamento, quem nunca ouviu a frase “CASA, SE NÃO DER CERTO SEPARA”.
Tenho dito aos meus soldados que não importa a forma que eles foram criados, ou que tipo de meio familiares eles estão vindo, se estão vindo de um lar que segue padrões fora da vontade de Deus e distante de Deus, eles tem a opção de mudar isso.
Pois o que importa é que os padrões não podem se repetir.
Deus nos concede a oportunidade de influenciar as gerações que estão por vir, e mudar completamente a vida não só das gerações próximas, mas das gerações longínqua, daqui a 200 anos com certeza não estaremos mais aqui, mas o fato de você tomar uma decisão e abrir a porta à Cristo, transformará suas vidas e suas famílias para todo o sempre.
Pois em Dt 7.9 diz “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.”.
Vejamos então alguns conceitos importantes para que você e a sua família sejam uma família feliz e viva aquilo que Deus tem para vocês.
- CRIAR CERCAS DE PROTEÇÃO EM TORNO DA FAMÍLIA.
O Projeto
Se a sua família é um projeto de Deus, ela precisa ser cuidado, protegido e preservado. Um dos grandes problemas hoje dentro da família é o isolamento entre os seus membros.
Isto tem ficado mais evidente com os adventos tecnológicos dos últimos tempo.
Para pra pensar um pouco, como era a vida familiar a uns anos atrás?
A família sentava em torno da mesa durante praticamente todas as refeições.
A família compartilhava momentos juntos.
Os pais estavam mais presentes na educação dos filhos.
Havia uma comunhão maior entre os membros da família.
Poucas famílias hoje cultivam algo assim.
Hoje, a esposa esta na cozinha preparando a comida, o marido na sala vendo jogo ou jornal, um filho no quarto no computador, o outro filho no whatzap noutro canto, na hora que a comida esta pronta, cada um serve seu prato e continua o que estavam fazendo, a esposa que outrora estava fazendo a comida, agora pega seu prato e vai pra frente da tv assistir a novela.
Quando terminam de comer, cada um deixa o prato em um canto.
Deu a hora de dormir, vão dormir e nem ou quase nem há uma despedida, e os dias se seguem os anos vão se passando e esse é o novo modelo de família que encontramos nos dias atuais.
Ou os casais mais jovens, estão estudando e fazendo faculdade, chegam tarde a casa, muitas vezes o cansaço os consomem de tal maneira que não há dialogo ao findar o dia, e quando chega o final de semana, tem futebol para os homens, as vezes uma visita na casa de uma amiga para as mulheres, ou uma visita inesperada em casa, e assim a vida vai passando.
E o isolamento vai se instalando dentro de casa, a falta de diálogo, a falta de amor, a falta de cumplicidade, e por a consequência os ensinos dos valores que deveriam estar se passando de pais para filhos vão se perdendo.
Este não é o modelo de família que Deus quer que tenhamos.
Como então eu posso criar cercas de proteção em torno da família:
a) Tendo tempo de qualidade.
Irmãos amados, não é qualquer tipo de tempo que devemos dedicar a família, mas tempo de qualidade.
Desligue o celular e a televisão e procurem ter um diálogo, sobre como foi o dia, o que fizeram de importante, como andam os estudos, separe ao menos meia hora por dia para ter momentos de qualidade em família.
b) Decidam investir através do diálogo e Prestem contas uns aos outros.
Esse é um tópico bem difícil para os homens, prestar contas e dialogar.
Digo isto entre o casal, conversar sobre o dia, sobre as dificuldades, realmente estar ali sendo participativo e participando da vida um do outro.
Da mesma forma com os filhos e vice versa.
Muitas vezes os filhos estão com algum problema, mas como nunca teve dialogo entre a família ele vai procurar um amigo, que tem a mesma cabeça que ele e que não tem experiência de vida nenhuma para aconselhar.
Lamentações 5.21 diz “CONVERTE-NOS A TI SENHOR, E SEREMOS CONVERTIDOS; RENOVA OS NOSSOS DIAS COMO DANTES”
Quando deixamos Jesus fazer parte de nossa família, não da boca para fora, mas de fato, Deus opera grandes transformações interiores e exteriores.
Assim como Jesus transformou a água em vinho em uma festa de casamento, mudando a estrutura da matéria;
Assim como Deus retrocedeu dez graus o relógio de Acaz (isaias 38.8), mexendo a estrutura do universo;
Eu acredito veementemente que Deus quer mudar as gerações futuras e para isso ele quer usar você.
Apenas decida abrir e ouvir a voz de Jesus.
Pastor Alexandre e Pastora Rosileni Mansano
0 comentários