NÃO SE CONTAMINE!

SEU CASAMENTO É UM PROJETO DE DEUS
novembro 7, 2016
FORTALECENDO A FAMÍLIA – PARTE I
novembro 9, 2016

A Palavra de Deus nos diz, no livro de Tiago 1.27 “a religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo(grifo dos autores)”. O que podemos entender sobre não se contaminar? E o que exatamente significa “contaminar-se”?

A definição do dicionário para contaminar é: Tornar inferior ou impuro por contato ou mistura; Corromper, viciar. A Bíblia nos alerta aqui, que além de ajudarmos os órfãos e as viúvas, também devemos nos manter puros…

Note que somos nós que nos mantemos puros. É dever nosso! Responsabilidade nossa. Somos nós que nos colocamos em situações que podem nos corromper…

Vejamos alguns exemplos:

Determinados programas de televisão não tem nada de edificante. Na verdade, a grande maioria dos programas visa corromper e deturpar os valores bíblicos. No entanto, o povo de Deus senta-se em frente a um aparelho desses e absorve toda a imoralidade e degradação que o mesmo apresenta. E o pior: Deixa os seus filhos, “herança do Senhor”, serem moldados por essa programação. Talvez seja o momento de repensar algumas coisas em sua vida… será que algum programa pode estar “contaminando a sua família”?

A internet é outro instrumento que muitas vezes é usado para contaminação… Não são poucos os e-mails que recebemos de esposas desesperadas porque os seus maridos são viciados em pornografia pela internet. Será que você tem se guardado das armadilhas da internet? Sugiro alguns mecanismos de defesa:

-Deixe o seu computador na sala, onde toda a família pode ver o que está sendo feito.

-Bloqueie conteúdo com apelo sensual.

-Determine horários para trabalhar. Não deixe o computador ligado o dia inteiro – isso vale para a televisão também – Tenha um horário específico para trabalhar ou pesquisar o que você precisa e depois desligue. Muitas vezes é a ociosidade, ‘a mente vazia’, a brecha que satanás usa para entrar na vida de alguém. Você pode estar distraído… Mas o diabo não se distrai!

Mas não é apenas a televisão ou a internet que devem ser usados com cautela… Existem outros instrumentos de contaminação, dos quais a pessoa que confessa ser salva por Jesus, deveria se manter longe. No livro de Salmos 1.2 lemos: “Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite”. Quantos casamentos são destruídos PR causa das “amizades” inconvenientes? Quantos pais passam madrugadas em claro, esperando o retorno dos filhos, que saíram com “amigos” que não são boas influências em suas vidas? Pense um pouco neste momento nas pessoas que frequentam a sua casa… são pessoas que confessam a mesma fé que você? são pessoas que edificam a sua vida e a sua família? Ou são pessoas que zombam do Senhor, fazendo piadas e debochando da Bíblia? Temos que ter muito cuidado com que nos relacionamos. Devemos testemunhar Jesus na vida das pessoas que não conhecem o amor de Deus, mas não podemos nos deixar influenciar por elas!

Quantas vezes temos visto esposas que são aconselhadas por “amigas” que não são da igreja, que não creem em Jesus, para que se separem e deixem marido e filhos, pois merecem “algo melhor”… Amizades que não conhecem a palavra de Deus, não aconselham para dentro da vontade de Deus e muitas vezes são até responsáveis por brigas e divórcio do casal!

Devemos fazer a obra do Senhor, devemos ajudar o nosso próximo e falar de Jesus as pessoas, mas também devemos nos manter puros das sujeiras que satanás tenta nos empurrar todos os dias. Manter-se puro é obrigação de cada um. Deus não vai tirar você da frente do computador ou desligar a sua televisão, para isso, você tem o discernimento do Espírito Santo. O Senhor não vai filtrar as suas companhias ou amizades, isso é função sua também.

A Palavra de Deus trás as orientações que necessitamos para que possamos viver uma vida pura e santa. Cabe a cada um de nós, fazermos a nossa parte.

Que Deus abençoe a sua vida e a sua família, em Nome de Jesus!

Prs Alexandre e Rosileni Silvani

Obrigado! Deus lhe abençoe.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.