Compartilhe

O QUE SIGNIFICA TERMOS ESPERANÇA?

Esperança é disposição do espírito que induz a esperar a realização de coisas desejadas ou prometida, é uma expectativa. Ter esperança é acreditar que algo novo, algo desejado, algo que nos foi prometido pode acontecer. Um novo ano, novas expectativas e realizações podem nos alcançar. Entretanto a nossa confiança deve estar depositada unicamente no Senhor. Somos cercados por páginas em branco, prontas à serem descortinadas e preenchidas por cada um de nós. Você já parou para pensar que as decisões que iremos tomar ao longo deste ano iram refletir e ecoar por toda a eternidade. Devemos estar muito conscientes disto pois só assim iremos buscar a direção certa, o caminho a ser percorrido, e conquistarmos os propósitos de Deus para as nossas vidas. Jeremias no Cap 17.7-8 diz “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto Não sabemos o que nos aguarda ao logo deste novo ano, mas independentemente do que possa nos advir, não podemos perder duas coisas de extrema importância em nossas vidas a saber, a “ESPERANÇA” e a “CONFIANÇA” no Senhor. Os caminhos e propósitos de Deus para as nossas vidas são muitos mais altos e melhores do que desejamos, mas para alcançarmos precisamos da força do Espírito Santo. Quando olhamos para os nossos antecessores, para os personagens bíblicos, enxergamos na grande maioria das vezes os sucessos e conquistas que eles tiveram, poucas vezes buscamos compreender que as lutas foram necessárias não só para o crescimento, mas também paras as conquistas. Toda Conquista requer pelo menos 4 medidas que devemos tomar:
  1. Esforço
Durante uma das crises enfrentadas pelo povo de Israel rumo a conquista d aterra prometida, Deus conhecendo o coração de Josué, assim como conhece o nosso coração, disse “não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.” Deus sabia das dificuldades, dos medos, dos combates que José iria enfrentar adiante, assim como sabe de tudo quanto iremos passar ao longo desse ano e por toda nossa vida. Assim como Deus falou a ele, também nos diz neste momento ESFORÇA-TE! Deus será com você por onde quer que andares. Mas Deus não manda somente ele se esforçar, mas também ter BOM ÂNIMO. Pode ser que no decorrer do ano, você e eu possamos pensar em desanimar. O desânimo é a causa de grande destruição no meio do povo de Deus. O desânimo é a pedra de tropeço em tudo o quanto fazemos. Mas Deus lhe diz, independente do que aconteça não desanime. Mas não é só isso, Deus também diz NÃO TEMAS. Ter medo é normal. O novo muitas vezes pode nos dar medo, mas se deixar dominar pelo medo é algo que não provem de Deus, pois em 2 Timóteo 1:7a nos diz “Porque Deus não nos deu o espírito de temor (covardia), mas de fortaleza…”. Deus nos diz também NÃO TE ESPANTE, essa é uma palavra forte quando o assunto é esperança, porque irmãos o que Deus iria fazer pelo povo através de Josué era algo sobrenatural. Assim será em nossas vidas, mas, para Josué obter o sucesso de tudo isso que Deus estava falando a ele, Josué deveria fazer o nosso segundo Item:
  • Obediência
Quando o assunto é obediência não temos dúvidas de que a obediência nos traz a presença de Deus. Deus deixou muito bem definido as regras, as leis, as promessas ao qual seriam alcançadas através da obediência. Em 1 Samuel 15.22 diz “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios com em que se obedeça à Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” Obedecer a deus meus amados irmãos, requer renúncia. Você terá de abrir mãos do seu querer, abrir mão do seu eu, para Cristo reinar em você e através de você. Jesus é o nosso maior exemplo de obediência pois em Filipenses 2:8 nos diz “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de Cruz”. Devemos colocar em nossos corações a determinação de sermos obedientes. Obedientes as leis do nosso país, obedientes aos preceitos bíblicos, obedientes a Deus. Mas para sermos obedientes nos temos que e aí entra a nosso 3 medida que é:
  • Dedicação
E eu te pergunto: Você é uma pessoa dedicada? As coisas que você faz, faz com zelo? Com amor? Com carinho? Deus é um Deus zeloso. Como anda a sua dedicação em Ler a Bíblia por exemplo? Em Orar? Em buscar a presença de Deus não só em casa mais também na Igreja. Dedicar-se é ter afeto, afeto pela obra de Deus, você precisa ver quais pontos deixou de lado concernente a obra de Deus. Deus está lhe dando uma chance de escrever um novo momento em sua vida. O que você pode melhorar no quesito dedicação? Pense nisto e se prepare para as grandes bênçãos de Deus na sua vida! Deus os abençoe. Pastores Alexandre e Rosileni Mansano

Escreva seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.