Texto base Deuteronômio 28. 1 – 14 “E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus. O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti. E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar. O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.”

O texto em apreço foi escrito por volta de 1406 a.C, Deus em sua infinita sabedoria conhecendo o coração do homem, revelou através de Moises as consequências para aqueles que procuravam viver uma vida de obediência ao Senhor.

As consequências de uma vida feliz e prospera só é possível alcançar quando vivemos uma vida de obediência ao Senhor.

Assim como Deus usou Moises para transmitir ao povo as leis, Deus enviou Jesus para que pudéssemos alcançar à paz, a felicidade, a harmonia e nos espelharmos a sua obediência até a sua morte.

O ano já começou e para muitos a rotina de trabalho e o corre-corre da vida passa a consumir não só o seu tempo, mas também a sua vida.

Nós precisamos para aqueles que não o fizeram, separar um tempo para traçarmos nossos objetivos à ser alcançado para este ano.

E se eu tivesse que deixar uma palavra para colocarmos estampado nos umbrais de nossas portas, eu deixaria “OBEDIÊNCIA”.

Voltemos ao texto.

1 Vs 1 “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.”

A palavra “obedecer”, para muitos não tem tanto significado;

Para outros, não faz diferença na vida, pois se acham obediente de mais, ou pensam que por vir a igreja, por muitas vezes trabalhar na obra de Deus, ou até mesmo dar sua oferta ou seu dizimo, estão em obediência.

Mas o texto não fala isso ou só isso, o texto diz se obedecerem FIELMENTE e SEGUIREM CUIDADOSAMENTE TODOS os seus MANDAMENTOS.

Porque de acordo com o dicionário OBEDECER é submeter à vontade de, ou ainda Estar sujeito à, estar submetido à autoridade de.

Meus amados, quem tem sido o seu senhor?

A quem você tem se submetido?

Quem tem a caneta na mão para escrever a sua história?

O evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas no Cap 16.13 diz “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom.” Mamom (hebraico) = riqueza (português).

Quem tem dirigido a sua vida?

Porque o Deus a quem sirvo diz para mim e para você nesta noite, se obedecermos fielmente a todos os mandamentos, “nos colocará muito acima de todas as nações” porque os pensamentos de Deus são maiores do que o nosso.

– Vs 2 “Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus

As bênçãos de Deus queridos vão vir sobre vocês, é isso o que a Palavra de Deus esta nos dizendo, e mais, elas vão nos acompanhar, mas se obedecerem ao Senhor, o seu Deus.

Irmãos essa Palavra não é para aqueles que não têm Jesus Cristo, pois quem não tem Jesus não faz parte da família de Deus, pois esta escrito Efésios 1.13 “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e tendo nele crido, fostes selados com o Espirito Santo da promessa

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” Rm 8.14.

Portanto se você não tem Jesus, você esta fora dessas promessas:

1 – Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo.

Ou seja, por onde você passar, aonde a planta dos seus pés tocarem Deus vai abençoar.

2 – “Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas de sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos”.

Indubitavelmente o texto nos revela que os nossos filhos serão abençoados.

Você pode esta se perguntando, a pastos minha mãe e meu pai eram fervorosos, então serei abençoado devido a obediência deles, então eu posso levar a vida que eu quiser.

Posso sair pras baladas, posso ver o que quiser na tv, posso inclusive deixar de vir na Igreja.

Não amados não é isso que o texto diz.

Lembre-se que as bênçãos são para os obedientes, para os filhos de Deus.

Será que Jesus sentaria ao meu lado e assistiria a esse ou aquele programa?

Será que Jesus estaria comigo nesse ambiente?

Será que Jesus aprovaria esta minha ação?

Portanto a benção sobre os nossos filhos é uma consequência de ter uma família em sujeição a Deus.

3 – “Deus os abençoará com boas colheitas de trigo de trigo e de *cevada e com muita comida

Deus estava dizendo que não iria faltar nada parta eles, Ele seria o Jeová-Jire, ou seja o Deus que supre as nossas necessidades.

Quando nos aproximamos de Deus,

Quando obedecemos a Deus, Ele nos supre.

4 – “Deus abençoará em tudo o que fizerem

Deus esta nos dizendo que tudo o que nossas mãos fizerem, todos nossos planos, nossos projetos, vão ser abençoados.

O mundo fala em crise, o governo esta em crise, mas os obedientes, aqueles que levam uma vida correta, digna de ser chamado filho de Deus, vão passar pela crise como se ela não existisse.

5 – “Quando os seus inimigos atacarem o Senhor Deus os destruirá na presença de vocês. Eles atacaram juntos, em ordem, mas fugirão para todos os lados, em desordem”.

Deus é a sua justiça, pois quando alguém este ano se levantar contra ti, o próprio Deus é quem vai batalhar por você.

E a Palavra de Deus diz em Hb 10.31 “dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo

Ler Vs 8.

Vs 9 – “Se obedecerem a todas as leis do Senhor, nosso Deus, e cumprirem todas as suas ordens, Ele fará com que sejam o seu único povo, o povo escolhido, como prometeu com juramento a vocês

Viver com Cristo, em Cristo e por Cristo, meus amados requer obediência.

É muito comum hoje às pessoas buscarem a Deus somente nas necessidades, e que bom que busquem, pois Ele é e sempre será a única esperança de todos os povos.

Mas seria muito mais sábio o buscar antes dos problemas acontecerem, pois quando levamos uma vida com Deus em obediência, muitos problemas não aconteceriam.

Porque o Espirito Santo é quem dirige os passos como já vimos, dos filhos de Deus.

Obediência requer renuncia, e renunciar a nossa vida para viver a vida que Deus tem pra gente.

Por isso precisamos fazer hoje uma reavaliação de como esta a nossa vida, para realinharmos novamente com Deus.

Sermos cristãos obedientes é andarmos na contramão do mundo, essa é bem a verdade.

Para alguns, mudar a rota, o rumo ao qual se esta seguindo, pois estão em rota de colisão com o abismo.

Para outros, precisam ajustar apenas alguns graus para se alinhar novamente, não só com a vontade mais com os planos de Deus.

ILUSTRAÇÃO

Certa vez em uma noite de nevoeiro intenso, o capitão de um grande navio viu a sua frente o que parecia ser luzes de um navio que se aproximava, em rota de colisão frontal com o seu.

Rapidamente deu a ordem “Por favor, mude seu curso dez graus à direita”.

Recebeu a resposta através do nevoeiro: “O Senhor mude seu curso dez graus à esquerda”.

Indignado, o capitão valeu-se de sua posição superior e enviou uma nova mensagem: “Sou capitão-de mar com 35 anos de experiência. Mude seu curso dez graus à direita”

Sem hesitar recebeu uma mensagem: Sou marinheiro quarta classe. O senhor mude seu curso dez graus a esquerda. Irritado, o capitão percebeu que estavam se aproximando um do outro muito rápido e o acidente aconteceria em poucos minutos, e mandou uma mensagem de advertência final: Sou um cargueiro de 50 mil toneladas, mude já o seu curso dez graus à direita.  Uma mensagem simples piscou dom outro lado: Eu sou um farol. O senhor mude o seu curso. Assim como o capitão da nossa ilustração, muitas vezes somos advertidos sobre o rumo que a vida esta seguindo, mas mesmo assim algumas pessoas não mudam seu curso.

Preferem os prazeres mundanos a obedecer a Palavra de Deus.

Preferem dar mais crédito as coisas que veem na Tv do que na Palavra de Deus.

Querem o milagre, mas rejeitam o Deus dos milagres.

Vive uma vida amaldiçoada, pois esta é a consequência para os desobedientes ( Leia 2. 15 – 43).

Vive uma vida desregrada, sem limites, sem sabedoria e muitas vezes ainda culpam Deus.

Que tipo de vida você quer para a sua família no ano 2016?

Que tipo de vida você quer para ti no ano de 2016?

Deus quer derramar chuvas de bênçãos sobre a sua vida e sobre a sua família, e ele só pede obediência.

Muitos problemas na vida do cristão são causados por ele mesmo, devido à falta de obediência a regras básicas, e quando acontece o problema ou culpam a Deus ou ao diabo.

O camarada passa anos comendo gordura, a pele do frango, só come bobagem, ai sofre um enfarte, e diz pastor o diabo tentou me matar. O diabo olha pra Deus e diz que não tem nada haver com isso.

O camarada, não controla as suas finanças, gasta o que tem e o que não tem, e põe a culpa no diabo, pastor o devorador esta furioso comigo, o diabo deve olhar pra Deus e dizer que desse ele nem chega perto, pois pode ate devorar o devorador.

Meus irmãos, os filhos de Deus vivem de maneira centrada, comedida, honrada e obediente.

Eu quero amados que no final do ano, quando nos reuniremos para ultima mensagem do ano, você possa testemunhar a sua vitória, em nome de Jesus.

Vai ter luta? Vai claro que sim. Mas a vitória é certa para os obedientes a Deus.

Para que você alcance a vitória que Jesus conquistou na Cruz, você precisa se tornar filho de Deus.

A maior vitória que nos foi conquistada é a salvação, esse é o primeiro passo, então você de Jesus na sua vida.

Aí você se torna filho de Deus, se tornando filho de Deus, você deve levar uma vida de obediência, levando uma vida de obediência, aí sim, você esta pronto para receber o que diz o Vs 12 “Deus abrirá o céu, onde guarda as suas ricas bênçãos, e lhes dará chuvas no tempo certo e assim abençoará o trabalho que vocês fizerem. 13 Se obedecerem fielmente a todos os mandamentos do Senhor Deus, que hoje estou dando a vocês, Ele fará com que fiquem em primeiro entre as nações e não no ultimo. 14. Não se desviem nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou.”

Deus te Abençoe em Nome de Jesus.

Pr. Alexandre e Rosileni Mansano


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »