Valorizando a Família! Prestando Conta.

É PRECISO OBEDECER
maio 14, 2018
INIMIGOS DENTRO DE CASA
maio 26, 2018

O que é Prestar Contas?

“Quando os homens se levantaram para partir, avistaram lá embaixo Sodoma; e Abraão os acompanhou para despedir-se”. Então o Senhor disse: “Esconderei de Abraão o que estou para fazer”?“Gênesis 18:16-17

Princípio da prestação de contas é um dos atributos do Deus Criador do Universo e criador do Homem.
Quando assumimos uma liderança podemos correr o risco de nos sentir no direito de cobrar prestações de contas dos liderados, dos discípulos, das pessoas que estão sob nossa responsabilidade e somente cobrar.

Porém, o texto acima exemplifica onde o próprio Deus tem uma “atenção” especial em não deixar de prestar conta para Abraão.

Este havia sido convidado para uma missão estratégica de nele ser gerada uma nação, escolhida para representar a presença, as leis, os atributos do próprio Deus na terra, pois a primeira família a quem Deus tinha confiado este compromisso, esta responsabilidade, havia falhado.

Os versos deste capítulo nos mostra a prestação de contas do Próprio Deus informando que em Abraão e Sara nasceria um filho.

Os Anjos

Quando os anjos terminam sua missão na prestação de contas à Abraão, eles se levantam para partir, olham para a cidade que iriam destruir.

Eles tinham agora outra missão, diferente da primeira. A primeira tratava de vida, de continuidade na família de um homem que foi desafiado para tal projeto.

A segunda dizia respeito de destruição, eliminação, dizimar uma cidade que vivia totalmente contrária aos princípios divinos.

O verso 17, do capítulo 18, realça, chama nossa atenção para a importância da aplicação deste princípio: Prestação de Contas, avisar, colocar a par da situação, dar Feedback mesmo sobre as coisas negativas.

Deus presta conta a Abraão

O texto diz: “Esconderei de Abraão o que estou para fazer?”.
Interessante: Como pode o próprio Deus fazer pergunta a si mesmo, a respeito de uma situação da qual não teria necessidade de prestar conta a qualquer pessoa?
Este modelo de liderança que foi replicado por Cristo, o próprio Deus, nos mostra a forma correta de desenvolvermos a gestão da Liderança com transparência e prestação de contas.

No caso de Abraão, teve todo um desenvolvimento com Deus, na verdade é o único que Deus dá testemunho quando fala: Vê meu Amigo Abraão ?

Portanto, se nós que exercemos funções de liderança, somos de fato imitadores, aplicadores da palavra, não podemos deixar de atentar para a importância de colocar em prática este princípio.

Quero enfatizar, pois corremos o risco de somente cobrar prestação de contas do liderado e não ser franco quando temos intenções positivas ou negativas para tratar um problema.

Podemos usar do artifício da informação privilegiada, como uma carta na manga para surpreender, para deixar nossos liderados em situações vexatórias.

Deus não fez assim com Abraão e inclusive, quando revela para Abraão sua ação de destruição da cidade, Abraão propõe uma negociação.

A intercessão

Numa atitude de intercessão Abraão pede clemência, se coloca no lugar daquele que seria o alvo desta atitude severa. Veja, Abraão havia se desvencilhado fisicamente de seu sobrinho Ló.

Este escolheu sair da cobertura do tio por conta de desavença dos seus pastores (funcionários).

No entanto a atitude de proteção, de intercessor que Abrãao nos ensina , mostra-nos que algumas responsabilidades foram colocadas sobre nossa vida a fim de sermos treinados para desafios ainda maiores.

Líder, você que almeja influenciar pessoas não se deixe ser moldado pelo modelo de liderança apresentada por séculos através dos formadores de opinião, pelos filósofos e grandes oradores que o mundo nos apresentou.

Portanto siga o modelo de liderança apresentado por Deus e por Seu Filho Jesus Cristo, colocando em prática o principio da Prestação de Contas na gestão da Liderança Transparente.

Não esconda informação no intuito de usá-la como seu trunfo para surpreender seu liderado, mas mantenha uma linha de comunicação transparente, mesmo quando a mensagem tratar sobre um assunto negativo, pois assim, além de desenvolver seu liderado estará criando modelos dignos de serem copiados.
“A informação gera confiança e a Prestação de Contas nos protege”

Deus abençoe a sua vida e família.

Pastores Alexandre e Rosileni Mansano

Obrigado! Deus lhe abençoe.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.