O VALOR DA MULHER

O sofrimento, o preconceito e o abuso de mulheres é algo antigo. Talvez pela sua fragilidade, talvez pela sua devoção… A mulher tem sido explorada no trabalho, na sociedade, e muitas vezes pela própria família…

Mas a mensagem que eu quero deixar hoje, não é a visão do mundo sobre a mulher. Não é a visão da sociedade sobre a mulher. Não é a visão política, econômica ou mesmo histórica da mulher.

Quero abordar a visão de Deus sobre a mulher. Quando Deus criou a mulher, ELE a criou por que “alguém” necessitava dela. Criou um ser capaz de consolar, aconchegar, cuidar e amar.

Adão não era completo sem Eva. Ele precisava e ansiava por uma companheira. O Senhor criou Eva com o propósito de ajudar, de auxiliar seu companheiro. Mas ao mesmo tempo, Deus cuidou para que essa criatura tão frágil que ELE criou, tivesse seus sentimentos validados e protegidos.

Deus a colocou sob a proteção de Adão. Adão era responsável pela provisão e proteção da esposa.

Ela o ajudava… Ele cuidava dela. Cuidava das necessidades dela.

Infelizmente, por sua fragilidade e sensibilidade, a mulher foi subjugada cruelmente e passou a ser explorada de todas as formas vis e desumanas que se possa imaginar… Muitas mulheres começaram a acreditar que não tinham valor. Nem mesmo para Deus.

Até que, Jesus, nosso amado Jesus, veio para resgatar vidas das mãos de satanás e entre tantos feitos, milagres e maravilhas, preocupou-se em resgatar o valor da mulher numa sociedade onde ela era oprimida terrivelmente.

Era proibido um homem conversar com uma mulher… Mas Jesus conversou com a mulher no poço, compreendeu o seu sofrimento e lhe acenou com a possibilidade de realmente ser feliz.

Em João 4.6-28 lemos: “achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta. Veio uma mulher de Samária tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.  Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado? Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. E nisto vieram os seus discípulos, e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe perguntou: Que é que procuras? ou: Por que falas com ela?Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?”

Ela foi tocada por Jesus. A vida dela foi transformada a partir daquele momento. No momento em que ela teve um encontro com Jesus, ela nunca mais foi a mesma. Note que ela saiu evangelizando as pessoas! Ela não se preocupou com sua reputação, com o que as pessoas poderiam pensar dela ou com o que achavam ou diziam a respeito dela. Ela descobriu Jesus e passou a anunciá-lo! Mulher corajosa! Mulher tocada pelo Filho de Deus!

Em outra situação, temos mais um exemplo tocante sobre o valor e a atenção do nosso Senhor Jesus Cristo para com uma mulher. Quando todos quiseram apedrejar a prostituta, Jesus sabiamente conduziu as pessoas a avaliarem a si mesmas sob a ótica do pecado.

João capítulo 8, a partir do versículo 1ao 11 lemos: “Mas Jesus foi para o Monte das Oliveiras. Pela manhã cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava. Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo. Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais”.

Quando Jesus ressuscitou, foram as mulheres, as primeiras a testemunharem o túmulo vazio… E também foi para uma mulher que nosso Senhor Jesus se fez presente em sua primeira aparição depois da ressurreição…

Marcos 16.1-10 “Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida; e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam.Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando;”

Perceba que as mulheres pregavam Jesus ousadamente! Maria Madalena foi correndo avisar aos outros que Jesus tinha ressuscitado! Assim como a mulher no poço, ela foi avisar as pessoas que teve um encontro com Jesus! Aquelas mulheres notaram algo que nós mulheres temos que notar hoje também. Jesus valorizava a mulher. Jesus veio para nos mostrar que para Deus nós somos preciosas. Para Deus nós temos valor imenso. E mesmo que outras pessoas não reconheçam isso, Deus nos ama imensamente. Deus nos planejou e nos projetou com amor.

Não jogue fora a doçura, a beleza a sensibilidade que Deus lhe deu. Você mulher, é preciosa para Deus. Não se venda para esse mundo barato que quer corromper sua vida, seu corpo e seu caráter. Mesmo que você tenha vivido em pecado até agora, faça como a mulher adúltera, que teve um encontro com Jesus: Vá e não peque mais!

Tenha um encontro com Jesus em sua vida. Um encontro com aquele que te ama verdadeiramente. Que morreu por você. Que te criou e que planejou cada característica do seu ser. Você não foi feita para ser subjugada e humilhada irmã. Você foi feita para ser amada, protegida e cuidada. E Deus quer resgatar seu valor. Deus quer resgatar sua auto estima, seu amor próprio, sua identidade.

Tenha um encontro com Jesus em sua vida, e viva a vida que Deus planejou para você. Uma vida digna, decente e virtuosa. Sem complexos, mágoas ou culpas. Nós fomos chamadas para anunciar a ressurreição de Jesus para as pessoas. Fomos chamadas para anunciar que ELE VIVE!!! Não se veja através dos olhos do mundo irmã. O mundo não tem nada para lhe oferecer. O mundo só quer roubar você. Sua beleza, sua dignidade, sua ingenuidade…

O mundo jaz nas mãos do maligno. E o que o diabo tem feito com as mulheres? O que a moda tem feito com as mulheres? O que os comerciais tem feito com as mulheres? Tem as colocado numa prateleira, como um objeto, onde todos podem chegar, usar, trocar e jogar fora. Explorar, abusar… É isso que satanás quer para sua vida irmã. Que você não se enxergue como uma mulher especial. Uma mulher criada por Deus, com amor, com ternura, com um propósito. Abrilhantar a existência. Trazer a humanidade á luz! O diabo não quer que você saiba que é amada por Deus. Que é especial. Que tem dons e capacidades que o Senhor deu somente a você…O diabo não quer que você tenha um encontro com Jesus, porque ele sabe que depois desse encontro, você nunca mais será a mesma…

Então hoje, eu quero te convidar amada mulher, a ter um encontro com Jesus. Sente-se aos pés do Senhor e converse com ELE. Deixe Jesus trazer refrigério a sua alma. Tratar as feridas do seu coração. Deixe Jesus lavar os seus pecados, levar embora toda dor, toda mágoa, toda tristeza, e lhe dar ânimo novo. Um propósito.

Deixe Jesus curar você e prepare-se para ser uma mulher nova. Renovada pelo Senhor. Consciente do seu valor para Deus e do imenso amor de Jesus por você.

Talvez você tenha procurado amor em tantos lugares que já nem acredita mais que ele possa existir. Talvez você tenha se sentido tão rejeitada, desamparada e excluída que nem acredite mais no amor…

Mas existe “alguém” que te ama tanto a ponto de ter morrido por você.

Jesus morreu para que você pudesse ter vida. Não importa seu passado, não importam os erros… Volte-se para Jesus.

Antes de mais nada você precisa ter um encontro com Jesus em sua vida. Só então, depois de ter um encontro com Jesus, de conhecer o amor de Deus por você e de aceitar que esse amor é incondicional e eterno, é que você experimentará o seu verdadeiro potencial. Seu valor como mulher. Sua verdadeira beleza irmã consiste em deixar a luz de Cristo brilhar em sua vida. Seu valor irmã só desabrochará quando Deus dirigir a sua vida.

Tenha um encontro com Jesus… E sua vida nunca mais será a mesma..

Tenha um encontro com Jesus e prepare-se para fazer a diferença!

Tenha um encontro com Jesus e descubra o quanto você é especial para Deus.

Deus lhe abençoe em Nome de Jesus!

Pra Rosileni Mansano


1 Comment

Rodrigo Silva · Janeiro 28, 2022 at 7:57 am

Foi uma ótima visita, gostei muito, voltarei assim que
puder..!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »