Jr 33.3“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”
Como os nossos jovens Cristãos podem fazer hoje em dia, para encontrar um(a) namorado(a) que seja aquele(a) que Deus escolheu?
Sabemos o quanto é difícil atualmente se manter puro(a) para o casamento. Para viver o propósito de Deus na vida, os jovens enfrentam uma série de dificuldades. Isso porque a imagem familiar e o modelo de casamento ao qual o nosso Deus criou em seu coração vêm sendo denegrido pela televisão, internet…
Mas como ter e buscar uma relação onde os nossos jovens consigam alicerçar o namoro e construir uma família na rocha que é Jesus Cristo?
1 – Orando.
Amados, a oração cria em nosso interior intimidade para com Deus, e Ele através de seu Santo Espírito direciona e coloca em nosso caminho a amada ou o amado que ele separou para nós.
Qual é o pai que vendo o seu filho andar nos caminhos certos, fazendo aquilo que é correto, irá permitir que seu filho(a) se envolva com alguém que não lhe fará bem? Da mesma forma, Deus, se o jovem estiver em comunhão com Ele, não permitirá que o mesmo se envolva em um relacionamento que lhe prejudicará. O Senhor vai lhe dar o suporte necessário, para encontrar aquele (a) que foi separado(a) para a sua vida.
2 – Tudo no seu tempo.
Mas muitos parecem querer dar uma ajudinha a Deus, antecipando fatos ou trilhando caminhos que não estão nos planos de Deus e nem de acordo com a Sua vontade. E com isso, prejudicam-se de uma maneira terrível.
Deus vê as coisas totalmente diferentes da maneira que nós vemos. Dentro da onisciência de Deus temos a pré-ciência, ou seja Deus sabe tudo antecipadamente. Amados, vocês precisam aprender a esperar no Senhor. Esperar o tempo de Deus.
Aqueles que não sabem esperar acabam metendo os pés pelas mãos e sofrem com a decisão errada.
Quantas jovens perdem a sua adolescência, perdem momentos preciosos e a oportunidade de construir uma vida estudando e se preparando por engravidarem cedo demais.
Não vou abordar a questão dos pais ou da conjuntura social em que essas jovens estão inseridas.
Quero me ater aqui ao tempo certo, ao tempo de Deus. Saber esperar é fundamental para Deus preparar o caminho que se deve seguir.
3 – Aprender a ouvir.
O seu pai e a sua mãe não são seus inimigos. Os pais sempre procuram o melhor para seus filhos.
Muitas vezes você está tão envolvido(a) emocionalmente que acaba se tornando irracional para as coisas que estão bem diante de seus olhos.
É o rapaz que não tem uma mão convertida, não trabalha, não estuda, não quer nada com a vida, fica o dia inteiro na esquina conversando com amigos e fazendo sei lá o que. É a moça que muitas vezes por ver na novela o modelo de namoro, acaba induzindo o rapaz a ir mais fundo no namoro e devido os hormônios estarem “bombando” em seus corpos acabam fazendo bobagem. Não ajuda a mãe nos afazeres domésticos, dorme até o meio dia e não quer saber de nada.
Se antes de ter um compromisso sério, os jovens procurassem saber como o futuro pretendente age dentro e fora de casa, ouvindo seus pais, buscando referências na vizinhança, na igreja que frequenta muitos problemas seriam evitados.
Mas só sabem dizer ele é um gato, ela é uma gata… Buscam muitas vezes a beleza externa e por consequência disto, não sabem ouvir o que é melhor para a sua vida. Pois depois do passo dado, voltar atrás pode trazer consequências terríveis, separação, um filho não planejado… São tantas as consequências por não saber ouvir e se precipitar com as más escolhas, que chega a doer a alma.
Deus em sua infinita sabedoria nos deu dois ouvidos para ouvir mais e uma boca para falar menos. Preste atenção naquilo que seus pais lhe dizem a respeito de alguém que queira namorar. Preste atenção na voz do Espirito Santo dentro de você.
4 – Busque a santidade em seu namoro.
Façam programas juntos como ler a bíblia, orar juntos, conversar assuntos saudáveis. (Pois tem assuntos que oprimem o Espirito Santo que está dentro de vocês). Quando se começa desde cedo, com um namoro saudável, a fazer coisas que agradam ao Senhor, ao dar o próximo passo que é o noivado e por consequência o casamento, vocês estão não só fazendo a vontade de Deus, mas também alicerçando as vossas vidas em Cristo, e Deus se alegra disto. E abençoará essa decisão.
Amados, se vocês querem sentir o fluir, o mover, o sobrenatural de Deus em vossas vidas, orem a Deus para colocar aquele(a) que Ele separou para ti. Aprenda a esperar o tempo de Deus na sua vida, aprenda a ouvir e respeitar seus pais e busquem a santidade de Deus em sua vida.
Deus os abençoe ricamente em Nome de Jesus.
Alexandre e Rosileni Mansano
“Família, um projeto de Deus”
0 comentários