Aprendendo com Josué e Calebe!

Seja Determinado!
outubro 22, 2018
Deus em nossas vidas!
outubro 28, 2018

Texto Nm 13

Deus me tocou profundamente para lhe trazer uma palavra profética.

O texto em apreço nos traz 12 homens cuja missão era espiar a terra que Deus havia prometido, entretanto você vai poder identificar algumas características da vida deles e terá a opção de ser renovado pela ação do Espírito Santo de Deus.

É sabido que 10 deles olharam para as suas forças e enxergaram a dificuldade e apenas 2 deles olharam para a força de Deus.

Eu não sei quais dificuldades tem aflorado a sua vida, quais gigantes em se apresentado diante de ti, mas o Deus que eu sirvo nos diz nesta noite “Não temas eu sou o seu Deus sou Eu que te sustento com a destra da minha justiça”.

Assim diz o Senhor para ti, Hoje é dia de você renovar a sua força em Cristo e deixar somente o Espírito Santo agir, de lugar a Ele e se prepare para as mudanças que vão acontecer na sua vida, na sua família e no seu ministério.

Vamos viajar ao passado e assim trazer aprendizados profundos para as nossas vidas.

O Cap 13 de Números registra um grave erro de Israel em Cades, um erro que sem dúvida alguma comprometeu a fé de muitos Israelitas.

Vamos entender um pouco esta história.

Deus havia retirado o povo de uma escravidão de mais de 400 anos no Egito e os conduziu com mão poderosa e miraculosa pelo deserto rumo a terra prometida.

Moises envia para espiar a terra 12 homens, cujo destino era a terra da promessa, a terra de cannã.

Durante os dias em que lá ficaram, esses 12 homens puderam observar  que a terra era exatamente como Deus descreveu e prometeu em Ex 3.17 que diz “Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.”

A missão deles era determinar não só a beleza da terra mas também a fraqueza dos seus habitantes, afinal a terra haveria de ser conquistada.

Entretanto meus amados leitores, dez homens olharam para as circunstâncias de forma incrédula ou o que poderiam impedi-los de conquistar a terra.

E aqui eu já aprendo algo importante para a nossa vida, é que a Incredulidade nada mais é do que a falta de confiança na palavra de Deus.

Incredulidade é falta de confiança, e neste caso podemos afirmar que a falta de confiança dos dez espias foi desacreditar que Deus poderia cumprir com sua palavra e promessa de faze-los possuir a terra prometida, eles preferiram acreditar que seus inimigos gigantes tinha mais forças e poder que o Próprio Deus.

Muitas vezes as circunstâncias da vida podem tentar nos frear, nos parar, as dificuldades que nos são apresentadas são gigantescas, mas amados nós não devemos olhar as circunstâncias.

Canaã foi prometida, mas, precisava ser conquistada.

Conquista envolve esforço humano até a sua consolidação.

Aqueles 12 homens não eram quaisquer homens, eles eram pessoas escolhidas chamadas por Deus, assim como eu e você.

Quantos homens e mulheres são chamados por Deus, escolhidos por Deus mas são parados pelas circunstâncias da vida.

É a esposa que quer fazer missões e o marido não apoio;

É o marido que quer estar na obra mas a esposa é só um coadjuvante;

E quando encontra alguma dificuldade, quando os ventos sopram fortes, preferem dar ouvidos as circunstâncias da vida, do que a Voz de Deus.

Foi o que aconteceu com os 10 dos 12.

Vejam o que eles disseram Nm 13. 25 – 29.

Esses 10 homens fizeram um estrago na expectativa do povo.

Esses 10 homens influenciaram negativamente o povo a ponto  deles quererem apedrejar Moises, Arão, Calebe e Josué. Nm 14.10

Olha a que ponto a incredulidade pode chegar.

As atitudes de uma pessoa incrédula podem arruinar e destruir vidas.

Vejamos algumas dessas características.

1 – A pessoa incrédula duvida das promessas de Deus.

2 – Uma pessoa incrédula tem memória atrofiada – Pois eles homens não lembraram dos sinais e maravilhas que Deus havia feito tanto no Egito quanto no deserto.

3 – Uma pessoa incrédula vive somente o momento – Eles olharam e viram que o povo era poderoso, e pela sua incredulidade nos leva a crer que eles deveriam ter achado mais poderoso do que a mão de Deus sobre eles.

4 – Uma pessoa incrédula contamina quem esta perto, pois em Nm 14.2 nos diz que todos os filhos de Israel murmuraram contra Moises e contra Arão.

Queridos eles contaminaram o povo a tal ponto que eles preferiram ter morrido no Egito ou no deserto.

5 – Uma pessoa incrédula tem complexo de inferioridade, o povo se achou fraco diante dos problemas, diante dos gigantes, diante da quantidade de gente que lá tinham.

Essas são algumas características de pessoas que podem estar a sua volta.

As dificuldades, os problemas, as conquistas tem se mostrado distante cada vez mais, mas eu quero te dizer uma coisa sem medo de errar, o Meus Deus é maior do que todas as circunstâncias contrarias, pois se Ele prometeu, ele é fiel pra cumprir (ALELUIA).

Queridos se você está nesta classe de cristão eu te convido a olhar de forma objetiva e focada nesses dois homens a saber Josué e Calebe.

Nm 13.30 diz “Então, Calebe fez calar o povo perante Moises e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, PORQUE CERTAMENTE, prevaleceremos contra ela.”

Uma pessoa que tem fé é DETERMINADA, convicta não em suas forças, mas na força do Senhor.

Você precisa olhar para as promessas de Deus por outra perspectiva, para de olhar para as promessas com olhos carnais e olhar com olhos espirituais.

Não importa as circunstancias apenas confie e coloque as suas esperanças em Deus. É Deus que vai te capacitar e lhe dar forças para conquistar.

Precisamos entender que nós não devemos fugir do nosso chamado e encarar os nossos desafios para alcançar os propósitos que Deus já estabeleceu na minha e na sua vida.

Não devemos orar para Deus nos livrar dos problemas, PRECISAMOS PEDIR SABEDORIAS E forças para sermos determinados para enfrentar os problemas de frente e vencer as adversidades.

Assim como Davi não Olhou para Golias dentro da mesma ótica que o exercito de Israel olhava, Davi olhou um homem que afrontava Deus.

Ele aceitou o desafio e venceu Golias, e ali começou mais um degrau importante para que ele chegasse ao trono.

Quando fugimos dos problemas seja nos estudos, no trabalho, dentro de casa, perdemos a oportunidade de crescimento. NÃO DEVEMOS CRIAR PROBLEMAS, MAS ENFRENTAR OS QUE DIANTE ESTÃO DE NÓS.

Pra finalizar eu quero dizer que quando somos determinados e não fugimos dos problemas, mesmo sabendo que somos fracos diante deles, Deus se levanta a nosso favor.

E esta aqui bem no texto, em resposta a violenta rejeição do povo ao desafio de Josué e Calebe, Deus apareceu. Nm 14.10.

Ei é Deus quem peleja por ti, Quando as circunstâncias se fazem difícil, é a Glória do Senhor que desce e entra na sua causa.

Apenas não seja como os incrédulos que se tornam impotentes diante das circunstâncias, colocando os problemas acima das promessas de Deus.

Seja como Josué e Calebe, se mantenham firmes, pois o que Deus prometeu

Precisamos enfrentar nossos “gigantes”. Não podemos nos contentar com um cacho de uvas, alguns figos e romãs. O que temos experimentado é apenas uma amostra do que Deus tem para nós. Precisamos enfrentar nossos desafios pela fé e crescer, não por uma questão de cobiça ou egoísmo, mas para a glória de Deus.

Deus os Abençoe em Nome de Jesus.

Pastores Alexandre e Rosileni Mansano

Obrigado! Deus lhe abençoe.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.