QUAL A PROVA OU A CERTEZA QUE TEMOS DO AMOR DE DEUS?

ESPOSA… DOIS CAMINHOS, UMA ESCOLHA
janeiro 4, 2017
PAIS INSTRUINDO OS FILHOS NA FÉ
fevereiro 21, 2017

Texto: Rm 8. 31 – 39.

A titulo introdutório gostaria de tecer alguns comentários concernentes ao livro de Romanos.

Paulo escreve esta epístola em 56/57 d.C antes mesmo de visitar os cristãos que viviam em Roma, pois a sua chegada em roma se dá por volta do ano 60 d.C.

Não sabemos quem fundou a Igreja em Roma, é provável que os judeus convertidos no dia de pentecoste,  decidiram levar as boas novas recebidas em Jerusalém.

Historicamente, o conteúdo do livro influenciou e influencia, e continuará influenciando gerações até a volta de Jesus,

Se pudesse indicar dois livros para começar a leitura da bíblia eu diria: João e Romanos.

João, pois dos 4 evangelho e devido a sua proximidade com o mestre, nos deixa ensinamentos profundos através das palavras de Jesus.

Romanos por conduzir o ser humano às boas novas da salvação pela graça por meio da fé no Senhor Jesus Cristo e por ser o ápice da fé cristã.

Em termos Históricos Romanos é um dos livros mais influentes da Bíblia.

Agostinho em 350 d.C se converteu pela leitura de Romanos 13. 13-14 “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedice, não em impudicícias (LUXÚRIAS) e dissoluções, não em contendas e ciúmes, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.

Ou seja, leve uma vida de acordo com os ensinamentos de Deus, longe de brigas, de contendas, de luxúrias, de bebedices, leve uma vida revestida de Jesus Cristo.

A reforma protestante deu início quando Martinho Lutero leu e finalmente entendeu em (1517) o significado de Romanos 1.17 “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como esta escrito: O justo viverá pela fé”.

Esse viverá é o contraste da vida com a morte espiritual, e a vida no sentido de uma continua comunhão com Deus. Do início ao fim, dependendo da graça de Deus.

Lutero escreve uma introdução sobre o livro de Romanos e em 1738, durante um culto em uma casa em Londres, através da Igreja Morávia, John Wesley teve a certeza da salvação.

Compreende amados a importância de lermos e entendermos o livro de Romanos?

João Calvino escreveu que “Uma passagem para a compreensão de toda a Escritura abre-se para quem compreende esta epístola”.

– QUE O SENHOR JESUS CRISTO E A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ABRA NOSSO ENTENDIMENTO, PARA COMPREENDERMOS OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA CADA UM DE NÓS NESTA NOITE.

Façamos então uma breve exposição do texto em apreço.

O primeiro assunto a ser tratado esta no Vs 31.

Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Precisamos compreender que Deus é um ser onipotente, ou seja, Ele pode todas as coisas, e se Ele pode todas as coisas, porque tememos? Ou o que tememos? Nem um poder é maior do que o poder de Deus, e se esta escrito em Rm 8.28 “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o ama”.

Se somos servos de Deus e mesmo que humanamente não venhamos a entender os acontecimentos, devemos aceitar a vontade Soberana daquele que Reina em nossas vidas.

E eu aprendo aqui que sempre teremos oposições, e por maior que sejam as acusações, por maior que sejam os problemas, por maior que sejam as aflições “nada pode contrariar os propósitos de Deus para as nossas vidas.”

2 – A segunda coisa que podemos aprender esta no Vs 32.

Irmãos, Deus tinha e tem ao seu lado o maior presente, o maior tesouro que é Jesus Cristo.

O vs 32 diz que Deus não poupou o seu próprio filho, Ele entregou Jesus por amor a nós. E então no final do vs 32 diz que “porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”

Quando nós aceitamos a Jesus, quando deixamos Jesus reinar em nós e através de nós, quando a nossa vida é dirigida por Jesus,  todas as outras coisas acompanham.

Se antes era uma esposa tola, rixosa, a partir de você aplicar os ensinamentos de Jesus em sua vida para as esposas, você se tornará uma esposa sábia que edifica a sua casa.

Se antes você era um marido que não honrava a sua esposa, após aceitar a Jesus e aplicar os ensinamentos de Jesus na sua vida, você será um marido abençoado e a sua esposa não terá problema algum em ser submissa a você.

Se antes você era um filho rebelde, a partir do momento que você deixa Jesus dirigir seus passos, se tornará um filho que tem prazer na lei do senhor e nela medita de dia e de noite.

Vejam amados que sem Jesus vivemos uma vida miserável, e se tornará mais miserável após a nossa morte. Mas com Jesus em nossas vidas, por mais dificuldade que possa estar acontecendo em sua vida, Ele mudará o rumo da sua história.

Deus nos deu o seu bem mais precioso e todas as outras coisas se tornam pequenas diante desse grandioso presente.

E a razão disso tudo esta justamente no Vs 35 – 39.

Quem nos separa do amor de Cristo? Será a tribulação ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?”

36 – como esta escrito: “Por amor a ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro”.

A nossa vitória queridos, não se conclui somente com a conquista de uma luta, mas através da guerra.

Todos os dias enfrentamos dificuldades, tentações, problemas, mas há um renovo todos os dias para aqueles que estão em Cristo Jesus.

Não adianta sermos bons Cristãos hoje, fazermos o que a bíblia diz que devemos fazer hoje, precisamos perseverar na fé, para que possamos alcançar a maior vitória que nos foi dada na cruz. Porque em Ap 2.10b “se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”.

Se queremos um dia estar com Jesus e compartilhar da mesa do Senhor com aqueles que dormem, precisamos ser fiel até a morte.

Ler vs 38 – 39. Você pode decidir nesta noite se aproximar de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus, como lemos, nada te separa deste amor. Que só pede a você OBEDIÊNCIA.

Nada pode te separar deste amor IMENSURÁVEL      que Deus tem por ti.

A certeza do Amor de Deus esta descrito aqui em Romanos 8. 31 – 39.

Esta ao seu alcance.

A morte não tem a ultima palavra para aqueles que estão em Cristo.

A morte não tem vitória para aqueles que estão em Cristo.

As correntes do pecado não podem prender aqueles que estão em Cristo.

Deus nesta noite nos chama a um compromisso maior com Ele.

Nós temos a fé de que Jesus ressuscitou de dentre os mortos e um dia ressuscitaremos em corpos glorificados.

PORQUE NADA PODE NOS SEPARAR DESTE AMOR.

Deus te abençoe em Nome de Jesus.

Família um Presente e um Projeto de Deus.

Obrigado! Deus lhe abençoe.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.