Texto Base: 1 Reis 17

– Quem era Elias?

A Bíblia não nos revela, a sua genealogia, não fala nada aprofundado a seu respeito.

As únicas coisas que sabemos é que Elias em Hebraico quer dizer “Cujo Deus é Jeová”, Ele nasceu em Tisbé uma pequena vila na região de Gileade, no oriente médio antigo.

Ou seja um ninguém de lugar algum no meio do nada.

Não se encontra nos mapas a sua cidade, nos mostrando aqui um principio maravilhoso em nossas vidas:

– Que independente de sua origem, de sua genealogia, da cidade de onde você vem, Deus quer e pode usar você tremendamente.

Sua vida ou a sua história começa no ponto mais alto, falando diretamente a maior autoridade que existia naquele tempo, falando ao Rei, profetizando anos de sequidão, o que culminaria com grande desgraça sobre uma nação, e a intimidade com Deus era tão grande que Deus honrou a palavra do profeta, pois ele disse “Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel e cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, SEGUNDO A MINHA PALAVRA”.

Este é o senário que Elias entra em cena na Bíblia.

Falando ao Rei Acabe, que tinha se desviado dos caminhos do Senhor e casado com a mulher mais endemoniada da face da terra JEZABEL.

Pois ela era filha de Etbaal, que em Hebraico quer dizer “COM BAAL”, rei dos sidônios.

E isso nos remete a um outro ensinamento, as nossas relações interpessoais que possam nos levar a um casamento, devem ser com pessoas comprometidas com Deus, pois podem corromper a nossa fé.

Quem foi Elias?

Morador da vila de Tisbé, profetizou ao rei de Israel, Deus ordena que ele se esconda junto as torrentes de Querite e ali ele é sustentado por corvos.

Todos nós conhecemos esta história:

Deus ordena que ele se esconda, lhe da a direção e o local que deve ficar, ele é sustentado por corvos, que trazia pão e carne pela manhã e ao entardecer e ele tinha água, pois bebia das torrentes de Querite, entretanto amados a torrente secou.

O que vocês me dizem amados, quando alguém esta onde Deus mandou que esteja, está em obediência a Deus e as portas se fecham?

Eu aprendo umas verdades neste contexto que nos ensinam a depender mais do provedor.

Quantas vezes uma porta de emprego se fecha? ou você da o seu dizimo fielmente e as coisas não vão bem financeiramente?

Ou quando Deus fecha as portas em outros lugares e você mesmo orando, mesmo buscando, tem de permanecer onde esta? Porque?

Para que você aprenda a depender mais do provedor do que da sua capacidade humana em prover.

E na sequencia da vida deste homem, acontece o que para um homem principalmente naquela época era execrável, Ser sustentado por uma mulher. A viúva de Sarepta, “Sarepta significa em hebraico, LUGAR DE FUNDIÇÃO”, Penso que Deus ainda estava trabalhando em Elias, para depois trabalhar através de Elias, colocando ele em Sarepta para molda-lo.

Assim Deus faz conosco, primeiro Ele trabalha em você para depois trabalhar através de você.

Ele então é sustentado pela viúva, mas aí o filho da viúva adoece e morre.

A viúva olha para Elias e diz “Oque fiz eu a você homem de Deus, vieste a mim para trazer a minha memória a minha iniquidade e matares meu filho?”.

Elias não revida as acusações, simplesmente fala para a viúva “Dá-me o teu filho”, ele entra no quarto que estava hospedado, e ali ele derrama seu coração a Deus, clama com todas as suas forças, e o Senhor atende a sua oração, restaurando a vida do menino.

E o que nós aprendemos aqui amados é que por maior que seja as acusações, por maior que seja os problemas que assolam a sua vida, nós servimos ao mesmo Deus de Elias, porque quando você se entrega de corpo e alma ao Senhor, quando você se dispõem a obedecer as ordens de Deus, quando você coloca em pratica tudo o quanto Deus tem lhe mostrado e lhe ensinado o milagre acontece.

Elias então depois de 3 anos, recebe algo de Deus:

Deus disse a Elias, vai se apresenta a Acabe porque darei chuva sobre a terra.”

Ele estava pronto, Deus havia trabalhado em Elias e agora iria trabalhar através de Elias.

Um homem até então totalmente desconhecido, estava de volta cheio da unção e do poder de Deus e capacitado por Deus.

E aqui eu aprendo que o tempo é de Deus e não nosso.

Muitas vezes queremos algo para ontem, já, depressa, logo, mas Deus não trabalha assim.

Aprenda isto querido, aceite a correção, a instrução e a direção de Deus para a sua vida e se prepare para Deus te usar de forma tremenda na obra Dele e na vida das outras pessoas.

Pois bem, Elias se apresenta a Acabe, e confronta o rei com seus pecados, e desafia os 45- profetas de baal e os 400 profetas do poste-ídolos.

E agora?

Agora não é mais de um homem sustentado por corvos ou por uma viúva. Não é de um homem desconhecido. Também não é de um homem sem a verdadeira noção do que é o poder de Deus.

Mas, agora é de um homem, cheio da unção e do poder de Deus, que chama o povo ao arrependimento e a correção.

O senário agora é monte Carmelo, de um lado humanamente dizendo sozinho, e do outro450 profetas de baal, a frente suponho eu todo o Israel e ao centro um altar totalmente destruído.

Deus havia trabalhado em Elias e agora iria trabalhar através de Elias para realinhar de forma milagrosa o povo com a sua vontade.

Porque o Povo havia sido corrompido pelos profetas de baal.

Elias então faz o que lemos no texto introdutório, desafia os profetas de baal.

Acompanhe comigo a leitura. 1 reis 18.24 (Ler).

Elias então diz profetas de baal que escolham um dos novilhos, mas não coloquem fogo, pois aquele que for o verdadeiro Deus, iria consumir o holocausto com fogo do céu.

Eles preparam tudo, clamam, gritam, se cortam, e nada acontece.

Já passava do meio-dia, os profetas de baal, nada conseguiram.

Elias então chama o povo “Chegai-vos a mim”.

E aqui irmãos eu quero pegar um gancho neste momento para poder edificar a minha e a sua vida.

A primeira coisa que Elias fez depois de chamar o povo foi “Restaurar o altar do Senhor que estava em ruínas

Quais altares foram destruídos na sua vida que precisam de restauração?

Queridos é muito mais difícil, acreditem no que vou dizer: “É MUITO MAIS DIFICIL RECONSTRUÍR DO QUE CONSTRUÍR”.

Quando você constrói algo na sua vida, tudo é novidade, por que cada tijolo de sua construção são novos, estão sendo colocados em lugares que não foram machucados, feridos ou magoados.

Levamos uma vida para erguermos alicerces sólidos, com raízes profundas, que nos protegem dos ventos e das tempestades, pois são alicerçados em Cristo.

Levamos uma vida para construirmos muros fortes, para nos protegermos das setas e dardos inflamados do diabo,

Levamos uma vida para construirmos colunas que sustentam a estrutura das paredes e dos tetos, que nos protege das enxurradas malignas,

Levamos uma vida para construirmos o teto que nos une dentro da casa,

Uma vida para construirmos portas que impede a entrada do diabo no interior da nossa casa (ou seja, no interior da nossa sala, na comunhão da nossa mesa, no aconchego do nosso quarto),

Mas tudo o que foi construído, em um piscar de olhos, no abri e no fechar dos olhos, podem se transformar em ruínas.

E muitas vezes não estamos preparados para erguer novamente o altar.

Deus parafraseando com a vida de Elias, te leva a aprender a depender do provedor.

Aí Deus te leva até o lugar da fundição, onde o as provações te moldam, onde o barro é amassado, onde você é testado, onde Deus trabalha em você.

Para você ter forças e intimidade espiritual para erguer o que havia sido destruído.

Eu aprendo mais uma coisa queridos, não vai haver fogo do céu, enquanto o altar não estiver restaurado.

O que precisa ser restaurado em sua vida nesta noite?

O que precisa ser novamente erguido?

Elias fez o que nós precisamos fazer se quisermos impactar as gerações.

Ele restaurou o altar,

Ele preparou o local para receber água e não pouca água, mais muita água.

Jesus disse a mulher samaritana em Jo 4.14 “que quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede” e mais a frente Ele em Jo 7.38 “quem crê em mim, como diz as escrituras, rios de água viva correram do seu ventre”.

Após, restaurar o altar na sua vida e se encher de Jesus, a nossa fonte de água viva, e você orar a Deus, fogo do céu cairá e consumirá o holocausto.

Elias depois de fazer isso, ele orou a Deus, e quando o fogo caiu, consumiu o holocausto, a lenha, a água e até as pedras, queridos isso é poder de Deus.

E todo o povo caiu com rosto em terra e adorou ao Senhor.

Irmãos amados, hoje é o dia de restaurarmos o altar do Senhor em nossas vidas, nos enchermos daquele que tem a fonte de água viva, orarmos a Deus, e s chama do Espírito Santo descer em nós.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »